Por Marco Miguel
Prof. do Departamento de Microbiologia Médica
Inovar deriva do latim innovare, que significa renovar ou introduzir uma novidade. Dentro da Ciência e Tecnologia o termo mais popular é Inovação Tecnológica, que pode ser definido como a aplicação de novos conhecimentos para a obtenção de novos produtos, processos, serviços ou mesmo melhorias significativas em alguns atributos daqueles já existentes. Entretanto, na prática a inovação pode ser entendida como o combustível básico para o melhoramento contínuo de todos os processos. No ambiente acadêmico não é diferente, onde a inovação deve estar sempre presente para impulsionar o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.
O objetivo do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes deve ser sempre acompanhar e definir as novas tendências nas formas de comunicação, tecnologia e interação entre a universidade e a comunidade.
A inovação parte inicialmente de uma invenção. Se você é pesquisador do IMPG e desenvolveu um novo produto, processo, serviço ou melhorias em tecnologias já existentes, comunique a sua invenção à Câmara de Inovação e Empresas do Instituto clicando no link de acesso ao formulário de comunicação de invenção.
Esta atividade é importante para mapearmos as invenções criadas no IMPG passíveis de se tornarem uma inovação.
Centro de Ciências da Saúde (CCS) – Bloco I – Cidade Universitária – Fundão – Tel.: (21) 2560-8344