07/02/2024

Colação de Grau dos Bacharéis em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia 2023.2

A cerimônia solene de Colação de Grau dos Bacharéis em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia que concluíram o curso no 2º período letivo de 2023 foi realizada no dia 23 de janeiro de 2024, às 11h, no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A cerimônia foi a celebração da resiliência e do comprometimento desta turma ingressante na graduação no momento em que era declarada oficialmente a pandemia de COVID-19. Foram lembrados os desafios da adaptação de docentes e discentes ao ensino remoto, das dificuldades e frustrações dos alunos ingressantes em não poderem vivenciar, pelos dois primeiros anos da graduação, o contato presencial e a construção de vínculos pessoais e sociais e a vivência do ambiente acadêmico/universitário.

Mas foi igualmente ressaltado pelo paraninfo da turma, Prof. Walter Oelemann, e pelo coordenador de graduação, Prof. Leandro Lobo, a admiração do IMPG pelos bacharéis ainda assim terem concluído o curso de graduação no tempo regulamentar e a excelência de sua formação, equiparada à de todas as turmas anteriores. A diretora do IMPG, Profa. Luciana Costa, exaltou a importância da missão dos novos graduandos em difundir o conhecimento da Microbiologia e Imunologia, baseados na ética e no amor, para a construção de uma sociedade igualitária.

Os bacharéis prestaram uma homenagem especial à técnica em assuntos educacionais Grasiela Coelho Ferraz por seu incansável auxílio à frente da secretaria de graduação. Prestamos aqui uma homenagem especial à secretária executiva da direção do IMPG, Sra. Cleide Xavier pela organização de todo cerimonial, à vice-diretora do IMPG, Profa. Fernanda Abreu, vice-coordenadora de graduação, Profa. Dirlei Nico, diretora adjunta, à Profa. Juliana Cortines, e às representantes discentes Lívia Pozzi e Mariana Viana por sua dedicação na organização desta linda celebração, junto com os bacharéis.

O IMPG parabeniza os formandos e seus familiares por sua importante conquista e expressa o imenso orgulho em conceder o grau de bacharel a estes formandos.