Logo do Site

2021 - 2024

 

Agnes Marie Sá Figueiredo

Agnes Marie Sá Figueiredo

Agnes MarieAgnes Figueiredo obteve título de Doutora em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1986. Fez Pós-doutorado na The Rockefeller University com Alexander Tomasz, de 1989 a 1991. Em 1992, tornou-se Profa. Adjunta na UFRJ e posteriormente Profa. Titular. Atuou como Profa. Visitante no Skirball Institute of Biomolecular Medicine, New York University, EUA, no Laboratório de Richard Novick, de 1999 a 2001. De 2006 a 2010 foi Diretora deste Instituto, e de março de 2018 a maio de 2020 Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Microbiologia). No momento atua como Profa. Colaboradora no Laboratório de Biologia Molecular de Bactérias no mesmo Instituto. Seus interesses na pesquisa estão voltados para os estudos dos mecanismos moleculares e genômicos envolvidos na evolução da virulência e resistência de clones epidêmicos do Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA). Agnes Figueiredo desenvolve várias colaborações com pesquisadores de diversos países, e possui mais de quatro mil citações de acordo com o Google Academics.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG-Microbiologia (UFRJ) - 1986

Linha(s) de Pesquisa do PPG: Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1B

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 38

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Alane Beatriz Vermelho

Alane Beatriz Vermelho

Alane BeatrizBióloga, Mestrado e Doutorado em Ciências (Microbiologia), concluído em 1991, pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ. Em 2006, realizou um pós-doutorado sobre fermentação semi-sólida na EMBRAPA - Agroindústria de Alimentos. É professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde coordena o Laboratório da Rede de Biotecnologia BIONOVAR - Unidade de Biocatálise, Bioprodutos e Bioenergia. Desenvolve pesquisa com enzimas e outros bioprodutos microbianos voltados para o setor industrial e no desenvolvimento de novos quimioterápicos para doenças negligenciadas. Atua na área de divulgação cientifica e elaboração de materiais didáticos para o público infantil. Atua no fortalecimento da inovação dentro da UFRJ e em parcerias Universidade- setor privado com experiência em projetos da Shell e Petrobras. Ex-Diretora do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ (2014-2019).Bióloga, Mestrado e Doutorado em Ciências (Microbiologia), concluído em 1991, pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ. Em 2006, realizou um pós-doutorado sobre fermentação semi-sólida na EMBRAPA - Agroindústria de Alimentos. É professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde coordena o Laboratório da Rede de Biotecnologia BIONOVAR - Unidade de Biocatálise, Bioprodutos e Bioenergia. Desenvolve pesquisa com enzimas e outros bioprodutos microbianos voltados para o setor industrial e no desenvolvimento de novos quimioterápicos para doenças negligenciadas. Atua na área de divulgação cientifica e elaboração de materiais didáticos para o público infantil. Atua no fortalecimento da inovação dentro da UFRJ e em parcerias Universidade- setor privado com experiência em projetos da Shell e Petrobras. Ex-Diretora do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ (2014-2019).

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG-Microbiologia (UFRJ) - 1991

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1B

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 27

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons
Orcid

 

Alessandra D’Almeida Filardy

Alessandra D’Almeida Filardy

Alessandra DAlmeidaAlessandra Filardy é Professora Adjunta (Departamento de Imunologia) e chefe do Laboratório de Imunologia Celular do IMPG/UFRJ, pesquisadora 2 do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É Orientadora permanente do PPG em Microbiologia (CAPES 7) e do PPG em Imunologia e Inflamação (CAPES 6). Realiza pesquisas na linha: “Regulação das Respostas Imunes Celulares”, com ênfase em mucosas. Os projetos de pesquisa sob sua liderança visam compreender como a fagocitose de células apoptóticas regula o sistema imunológico nas mucosas pulmonares e a composição da microbiota, durante a homeostase e em doenças inflamatórias, infecciosas e câncer.

Instituição: Departamento de Imunologia – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG-Biofísica (UFRJ) - 2010

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros
  • Biologia da Resposta Imunitária

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Pesquisador FAPERJ: JCNE

Índice H: 12

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Alexandre Morrot Lima

Alexandre Morrot Lima

Alexandre MorrotGraduado em Ciências Biológicas, com bacharelado em Genética (1994), com doutorado em Biofísica (2000), área de concentração em Imunologia pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem pós-doutoramento pela New York University (2000-2003) e Johns Hopkins Univesity (2003-2006), onde desenvolveu projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias de vacinação e estudo da biologia de respostas T protetoras contra patógenos. No período de 2006 a 2007, integrou o quadro de Research Associate do National Institute for Allergy and Infectious Diseases/NIH onde desenvolveu projetos visando investigar os mecanismos imunes adaptativos associados ao controle de patógenos intracelulares. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq - desde 2008; nível 1, desde 2011); Cientista do Nosso Estado/RJ (FAPERJ - desde 2016); Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Especialista em Ciência, Tecnologia, Inovação e Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, onde investiga os mecanismos imunológicos associados às alterações do sistema linfoide central e periférico em doenças infecciosas e imunodeficiências.

Instituição: Departamento de Clínica Médica - Faculdade de Medicina - UFRJ

Doutorado: PPG-Biofísica (UFRJ) - 2000

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros
  • Biologia da Resposta Imunitária

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1D

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 26

Lattes

 

Ana Luíza de Mattos Guaraldi

Ana Luíza de Mattos Guaraldi

Ana LuízaProfessora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Procientista, Cientista do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1D e Coordenadora de Grupos de Pesquisa em Microbiologia do CNPq. Atua nas áreas de Microbiologia Médica e Saúde Pública. É pesquisadora-colaboradora junto ao Ministério da Saúde e de redes de Vigilância Mundial em Difteria, inclusive da DIPNET/WHO. Em mais de 20 anos de atividades profissionais: recebeu 20 prêmios atribuídos por Instituições Acadêmicas e de Fomento à Pesquisa; participou de mais de 70 Projetos de Pesquisa; publicou mais de 140 artigos em periódicos e 10 capítulos de livros; participou de 172 bancas de trabalhos de conclusão e 33 Bancas de Comissões Julgadoras; orientou mais de 70 trabalhos acadêmicos e realizou 7 supervisões de Pós-doutorado.

Instituição: Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia - Faculdade de Ciências Médicas - UERJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 1998

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1D

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 23

Lattes
ResearchGate
Linkedin
Publons

 

Ana Paula Vieira Colombo

Ana Paula Vieira Colombo

31 08 Microbiologia Fotos 0014 Ana Paula Vieira ColomboPossui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), especialização em Periodontia/UFRJ (1991), doutorado em Medical Sciences in Oral Biology/Harvard School of Dental Medicine (1997), Research Fellowship in Oral Microbiology/The Forsyth Institute, Boston, MA, EUA (1997) e pós-doutorado (2008) no Dep. Molecular Genetics (Forsyth). Foi Coordenadora do PPG em Ciências (Microbiologia) de 2009 a 2011, Chefe do Dep. de Microbiologia Médica (2017-2019) e Diretora Adjunta do IMPPG/UFRJ (2014-2019). Chefia o Lab. de Microbiologia Oral desde 2002. É Professora Titular (2018) e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ desde 2009. Participa como docente permanente dos PPG em Ciências (Microbiologia CAPES 7) e Odontologia (Periodontia CAPES 5)/UFRJ. Atua como membro do CA da FAPERJ na área de Ciências Biológicas. Realizou missão científica, como pesquisadora visitante, no Dep. de Microbiologia/Forsyth Institute (2019-2020). Tem experiência nas áreas de Odontologia e Microbiologia Médica, atuando nos seguintes temas: etiologia, resposta imune e terapia das infecções orais; prevenção e controle do biofilme oral; microbioma oral e sua relação com outros microbiomas do organismo humano; detecção de espécies multirresistentes na cavidade bucal; checkerboard; HOMIM e estudo de espécies orais não cultiváveis.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG-Microbiologia/Harvard School of Dental Medicine - 1997

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 31

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

André Luis Souza dos Santos

André Luis Souza dos Santos

foto andre2

André Santos possui curso técnico em Biotecnologia (Escola Técnica Federal de Química-RJ, 1990-1994), Bacharelado em Ciências Biológicas: modalidade Microbiologia e Imunologia (março/1994 a fevereiro/1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado (março/1999 a maio/2000) e Doutorado (junho/2000 a março/2002) em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Microbiologia Geral do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) da UFRJ, Bolsista de Produtividade nível 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Microbiologia) do IMPG-UFRJ (nota 7 - CAPES), membro do comitê de assessoramento de Microbiologia e Parasitologia (CA-MP) do CNPq e coordenador de área (Micologia) na Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM). Atuou como Chefe de Departamento no período de julho de 2018 a maio de 2020. Coordena o Laboratório de Estudos Avançados de Microrganismos Emergentes e Resistentes (LEAMER) e tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia e Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: efeito de inibidores proteolíticos e compostos de coordenação na biologia celular e virulência de microrganismos patogênicos, na tentativa de propor novas terapias contra espécies resistentes

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG-Microbiologia (UFRJ) – 2002

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da
  • Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1A

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 39

Lattes 
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

 

Andrea Thompson Da Poian

Andrea Thompson Da Poian

31 08 Microbiologia Fotos 0007 Andrea Thompson Da PoianProfessora Titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), UFRJ, pesquisa diferentes aspectos da interação vírus-célula, principalmente nos seguintes temas: estrutura das proteínas virais e suas mudanças conformacionais durante a infecção, efeitos da infecção sobre o metabolismo celular, e respostas celulares à infecção. Coordenou o PPG Química Biológica (conceito 7) de 2005 a 2009; foi diretora adjunta de graduação do IBqM; e elaborou a proposta pedagógica do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional da CAPES (PROFBIO), do qual foi membro do Comitê de Implantação e atualmente integra sua Comissão Nacional. Atua na área de Educação em Ciências e é diretora do Instituto Ciência Hoje e editora das revistas de divulgação científica Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Escreveu o livro-texto de Bioquímica "Integrative Human Biochemistry", publicado pela Editora Springer com distribuição internacional.

Instituição: Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis – UFRJ

Doutorado: PPG Química Biológica - 1994

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1C

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 34

Lattes

 

Angela Hampshire de Carvalho Santos Lopes

Angela Hampshire de Carvalho Santos Lopes

31 08 Microbiologia Fotos 0015 Angela Hampshire de Carvalho Santos LopesPesquisa os mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos na diferenciação celular de tripanossomatídeos, tendo identificado e caracterizado tanto um dos fosfolipídeos intrínsecos implicados nesta diferenciação, quanto o receptor para o mesmo nos próprios parasitas. Além disso, caracterizou todas as etapas do ciclo de um tripanossomatídeo próprio do inseto Oncopeltus fasciatus, tendo silenciado um dos genes do inseto responsáveis pelas alterações morfo-fisiológicas decorrentes da infecção pelo parasita. Orientou 15 dissertações de Mestrado, 13 teses de Doutorado e 9 pós-doutores. Todos os ex-alunos estão empregados em instituições públicas ou privadas no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 1987

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1D

Índice H: 23

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Antonio Ferreira Pereira

Antonio Ferreira Pereira

31 08 Microbiologia Fotos 0008 Antonio Ferreira PereiraGraduação em Farmácia e Bioquímica pela UFJF (1985). Residência em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFJF (1986-1987), mestrado em Química Biológica pela UFRJ (1994) e doutorado em Química Biológica pela UFRJ (1997). Realizou o seu Pós-doutoramento no Institut Curie - Paris/França (CNRS), com os pesquisadores Dr. Jean-Louis Rigaud e Dr. Andre Goffeau (FYSA - Bélgica). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Departamento de Microbiologia Geral do Instituto de Microbiologia no Centro de Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Bioquímica Clínica e Bioquímica Básica, com ênfase em Bioquímica de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: transportadores ABC/MFS e resistência múltipla a drogas usando como modelo leveduras e fungos patogênicos.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Química Biológica (UFRJ) - 1997

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência

Índice H: 16

Lattes
ResearchGate
Publons

 

Beatriz Meurer Moreira

Beatriz Meurer Moreira

31 08 Microbiologia Fotos 0016 Beatriz Meurer MoreiraTenho graduação em Medicina pela UFRJ (1979), mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela UFRJ (1991) e doutorado em Medicina (DIP) pela UFRJ (1996) com estágio de doutorado sanduiche na University of Chicago. Hoje sou professora titular do IMPG. Fui Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciências (Microbiologia) do IMPG, de março de 2014 a março de 2018, e a partir do mês de outubro de 2019, diretora desse Instituto. Tenho experiência nas áreas de medicina e microbiologia, com ênfase em epidemiologia molecular da resistência a antimicrobianos com a colaboração da School of Public Health da University of California, Berkeley, EUA e com a Manchester Metropolitan University, UK. Atualmente temos estudos com Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Acinetobacter.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Doenças Infecciosas e Parasitárias, Faculdade de Medicina (UFRJ) - 1996

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência 

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1C

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 29

Lattes
ResearchGate

 

Bruno de Araujo Penna

Bruno de Araujo Penna

foto bruno pennaProfessor adjunto de bacteriologia do Depto de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. É Jovem Cientista do Nosso estado (JCNE/FAPERJ). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Clínica e reprodução veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2009), doutorado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Pós Doutorado (2014) pelo mesmo programa. Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização feno e genotípica dos agentes bacterianos Gram positivos prevalentes em quadros de infecções tópicas de pequenos animais e detecção fenotípica e genotípica da resistência e virulência em Staphylococcus isolados de processos infecciosos em animais de companhia.

Instituição: Microbiologia e Parasitologia / Instituto Biomédico / Universidade Federal Fluminense

Doutorado: Programa PosGrduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução animal) / 2013

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Pesquisador FAPERJ: JCNE

Índice H: 11

Lattes
ResearchGate

Publons

 

 

Caio Tavora Rachid Coelho da Costa

Caio Tavora Rachid Coelho da Costa

31 08 Microbiologia Fotos 0004 Caio Tavora Rachid Coelho da CostaO Prof. Caio Rachid obteve seu doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período na Michigan State University (MSU). É um dos coordenadores do Laboratório de Biotecnologia e Ecologia Microbiana - LABEM. Entre suas linhas de pesquisas, destacam-se aspectos da microbiologia ambiental, especialmente a microbiologia dos solos e plantas, ciclagem de nutrientes, gases de efeito estufa e o desenvolvimento de inoculantes microbianos para a promoção do crescimento vegetal. Ele é uma das referências no país na utilização de tecnologias de sequenciamento de nova geração e análises de bioinformática aplicadas aos estudos nessa área. O professor Rachid é atualmente (ano base 2021) Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Coordenador da Área de Microbiologia do Solo junto a Sociedade Brasileira de Microbiologia.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) – 2013

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos

Pesquisador FAPERJ: JCNE

Índice H: 17

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Celuta Sales Alviano

Celuta Sales Alviano

31 08 Microbiologia Fotos 0012 Celuta Sales AlvianoPossui graduação em química industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1969), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Estrutura de Superfície de Fungos, Bactérias e Protozoários. Atua também na avaliação de bioativos, com ênfase em atividade antimicrobiana, isolados de Extratos de Plantas / Microrganismos. Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq - Nível Senior.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) – 1978

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível Sênior

Índice H: 53

Lattes

 

Daniela Sales Alviano Moreno

Daniela Sales Alviano Moreno

31 08 Microbiologia Fotos 0005 Daniela Sales Alviano MorenoPossui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada nível 2 do Instituto de Microbiologia / UFRJ, Cientista do Nosso Estado - CNE pela FAPERJ (desde 2018), e pesquisadora nível 1D pelo CNPq. Tem experiência nas áreas de Microbiologia e Bioquímica, com ênfase em Bioquímica dos Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: Micologia, Bacteriologia, Estruturas de Superfície de Microrganismos, Atividade Antimicrobiana e Avaliação de Bioativos em Extratos de Plantas / Microrganismos.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) – 2003

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1D

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 41

Lattes
ResearchGate
Publons

 

Diogo de Azevedo Jurelevicius

Diogo de Azevedo Jurelevicius

31 08 Microbiologia Fotos 0013 Diogo de Azevedo JureleviciusProfessor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMPG/UFRJ), membro do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia (UFRJ), Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Coordenador da área de Microbiologia Ambiental da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM). Possui bacharel em Ciências Biológicas, mestrado em Biotecnologia Vegetal (Fev/2008) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (2013). Tem experiência na área de Ecologia Microbiana (ênfase em Biologia Molecular), principalmente nos seguintes temas: bactérias promotoras do crescimento de plantas, controle da acidulação biogênica, biocorrosão, bactérias redutoras de sulfato, bactérias degradadoras de hidrocarbonetos, biomonitoramento, diversidade bacteriana e diversidade de genes funcionais.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) – 2014

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador FAPERJ: JCNE

Índice H: 17

Lattes
ResearchGate

 

Eliana Barreto Bergter

Eliana Barreto Bergter

31 08 Microbiologia Fotos 0006 Eliana Barreto BergterGraduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1969). Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1973). Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ) (1978). Pós-doutorado no Plant Biotechnology Laboratory, Canadá (1979- 1980). Estágio curta duração na Universidade de Bonn, Alemanha (1990). Prof. Titular do Departamento de Microbiologia Geral do Instituto de Microbiologia da UFRJ. Chefe do Laboratório de Química Biológica de Microrganismos. Pesquisadora do Programa Cientista de Nosso Estado (CNE) da FAPERJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- nível 1A. Linha de pesquisa: Fungos oportunistas emergentes: caracterização estrutural e funcional de seus glicoconjugados.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) – 1978

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1A

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 33

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Eliane de Oliveira Ferreira

Eliane de Oliveira Ferreira

Eliane de OliveiraBióloga (Bacharel em Genética e Licenciatura plena) formada pelo Instituto de Biologia na UFRJ com Mestrado em Microbiologia na área de concentração Bacteriologia pela UERJ e Doutorado pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ. Doutorado Sanduíche na Liverpool University, no Reino Unido, Pós-doutorado pela East Carolina University nos Estados Unidos. Possuo ainda um curso de especialização em espectrometria de massas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Minhas linhas de pesquisas envolvem estudos epidemiológicos, fatores de virulência, genômica e proteômica de bactérias anaeróbias, principalmente do Clostridioides difficile, agente causador da colite pseudomembranosa; e o Cutibacterium acnes, agente causador da acne humana e envolvido em infecções em próteses ortopédicas.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 2006

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos   
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Índice H: 13

Lattes
ResearchGate
Publons

 

Elvira Maria Saraiva

Elvira Maria Saraiva

31 08 Microbiologia Fotos 0009 Elvira Maria SaraivaPossui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Realizou estágio de pós-doutorado no Laboratory of Parasitic Diseases do National Institutes of Health, USA (1992-1994). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e já foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação da UFRJ. Suas principais linhas de pesquisa abordam a interação de tripanosomatídeos com hospedeiros vertebrados e invertebrados, análise de aspectos da resposta inata do hospedeiro vertebrado, e papel de componentes da saliva dos vetores nestes mecanismos. Pesquisa também: (1) Atividade leishmanicida de produtos obtidos de plantas e algas brasileiras; (b) Mecanismos envolvidos na coinfecção Leishmania-HIV-1 responsáveis pela exacerbação do crescimento destes dois patógenos; (c) Interação de tripanosomatídeos com insetos vetores. Atualmente pesquisa a participação das armadilhas extracelulares de neutrófilos (NETs) nas leishmanioses e em outras doenças. É Cientista do Nosso Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Instituição: Departamento de Imunologia – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 1991

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros
  • Biologia da Resposta Imunitária

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1B

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 40

Lattes
ResearchGate
Linkedin

 

Fernanda de Avila Abreu

Fernanda de Avila Abreu

31 08 Microbiologia Fotos 0002 Fernanda AbreuGraduada em Ciências Biológicas (Microbiologia e Imunologia) pela UFRJ (2004), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental, atuando nos temas ultraestrutura e biologia celular de bactérias e cultivo de bactérias magnetotáticas, e Biotecnologia, visando a produção sustentável de nanopartículas magnéticas de origem biológica e sua aplicação em saúde, tratamento de efluentes e biorremediação. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Biologia Celular e Magnetotaxia e da Unidade de Microscopia Multiusuário do IMPG. Atua como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos e representante de professores adjuntos no Conselho de Centro do CCS desde 2017.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 2010

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Pesquisador FAPERJ: JCNE

Índice H: 22

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Iranaia Assunção Miranda

Iranaia Assunção Miranda

31 08 Microbiologia Fotos 0010 Iranaia Assunção MirandaProfessora Associada do Departamento de Virologia do IMPPG e coordena o Laboratório de Resposta Celular à Infecções Virais (LaRIV). O seu grupo de pesquisa vem se dedicando ao longo dos anos principalmente na investigação dos mecanismos de lesão tecidual e mediadores associados com a progressão da infecção de diferentes arbovírus, como o Zika, Chikungunya, Mayaro e Dengue, e mais recentemente do SARS-CoV-2. Para isso, temos investido na caracterização de modelos experimentais in vitro e in vivo para compreensão dos aspectos moleculares da interação vírus-célula nos tecidos alvo da infecção, bem como estudar a patogênese viral, moléculas envolvidas no processo de lesão e testar a atividade terapêutica de novos compostos com potencial atividade antiviral, ou até mesmo já aprovados clinicamente para outras doenças.

Instituição: Departamento de Virologia – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Química Biológica (UFRJ) - 2009

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Índice H: 17

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

José Roberto Meyer Fernandes

José Roberto Meyer Fernandes

31 08 Microbiologia Fotos 0003 José Roberto Meyer FernandesProfessor Titular através de concurso público de provas e títulos realizado em maio de 2011. Formei vinte e seis (26) doutores como orientador principal e possuo cento e oitenta e seis (186) trabalhos publicados em revistas internacionais indexadas aonde em sua grande maioria sou o autor para correspondência. Mais recentemente em uma publicação da conceituada revista PLoS Biology aparecem os 100.000 cientistas mais citados do mundo. Essa pesquisa conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA), selecionou os seiscentos (600) cientistas de Instituições brasileiras que estão elencados entre os 100 mil cientistas mais citados do mundo de acordo com sua carreira, ou seja, os “top” 2% da tabela-S6-carreer-2019. Nessa lista eu me encontro incluído. O estudo pode ser obtido em https://journals.plos.org/plosbiology/article.

Instituição: Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis - UFRJ

Doutorado: PPG Biofísica (UFRJ) – 1992

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1B

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 32

Lattes

 

Juliana Reis Cortines

Juliana Reis Cortines

31 08 Microbiologia Fotos 0011 Juliana Reis CortinesPossui graduação em Biomedicina (Uni-Rio, 2000), mestrado e doutorado em Química Biológica (2002; 2006/ IBqM-UFRJ). Realizou pós-doutorados na University of Alabama at Birmingham, University of Connecticut (EUA) e Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ). Atualmente é Professora Associada do IMPG-UFRJ, Research Assistant Professor/Fulbright Alumni na UConn. Sua linha de pesquisa envolve o estudo holístico dos vírus gigantes e a utilização de proteínas virais para a produção de nanopartículas para o endereçamento de drogas para o sistema nervoso central. Tem experiência nas áreas de bioquímica e virologia, com ênfase em química de macromoléculas, espectrometria de massas, proteínas virais, transcrição e tradução in vitro, e técnicas espectroscópicas.

Instituição: Departamento de Virologia – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Química Biológica (UFRJ) - 2006

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros
  • Biologia da Resposta Imunitária

Índice H: 15

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Kátia Regina Netto dos Santos

Kátia Regina Netto dos Santos

Kátia ReginaApresenta Bacharelado em Ciências Biológicas pela UERJ (1981), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1987) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1997). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Pesquisador Bolsista 1C do CNPq. Foi Coordenadora de Ensino de Graduação entre 2010 e 2015, Vice-Diretora do IMPG de 2016 a 2019 e, atualmente é conselheira do CEG-UFRJ. É cadastrada como orientadora no programa de Pós-Graduação em Ciências (Microbiologia) do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ, nível 7 CAPES. Tem experiência na área de Microbiologia Médica, atuando principalmente em estudos envolvendo Staphylococcus aureus e Staphylococcus coagulase-negativo: Diagnóstico Molecular e Fenotípico, Detecção Molecular da Resistência Antimicrobiana e correlação com Técnicas Convencionais, Aspectos relacionados à Virulência e Epidemiologia de Estafilococcias

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 1997

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1C

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 28

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Leandro Araujo Lobo

Leandro Araujo Lobo

Leandro AraujoFormado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em microbiologia e biologia molecular pela Universidade de Helsinki (2006, Finlândia). Foi pesquisador pós doutor na engenharia química da COPPE/UFRJ (2007), na East Carolina University (EUA - 2008-2010) e na Universidade de Torino, Itália (2018-2019). Atualmente é professor adjunto no departamento de microbiologia médica do IMPPG/UFRJ onde é responsável pelo laboratório de Biologia de anaeróbios. Tem ampla experiência na área de Microbiologia médica, onde estuda as interacões entre patógenos e seus hospedeiro (Aderência bacteriana a tecidos do hospedeiro, mecanismos de resistência a antimicrobianos e fatores de patogenicidade bacterianos) e o papel da microbiota na saúde humana, assim como o desenvolvimento de probióticos, prebióticos e outras maneiras de modular o microbioma em benefíco da saúde. Nos últimos anos vem desenvolvendo projetos de extensão que visam comunicar o conhecimento científico a um público mais amplo, com o uso de podcasts (Microbiando e Serendip) e vídeos no Youtube (Cientista no Carona)

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: Faculty of Biological and Environmental Sciences - Universidade de Helsinki - 2006

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Pesquisador FAPERJ: JCNE

Índice H: 12

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Leonardo Nimrichter

Leonardo Nimrichter

Leonardo NimrichterPossui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós Doutorado na Universidade de São Paulo e na Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor Associado da UFRJ. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Glicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) atividade biológica de vesículas extracelulares produzidas por fungos, (ii) glucosilceramidas de fungos patogênicos, (iii) envolvimento dos glicoesfingolipídeos e domínios lipídicos na adesão e endocitose de fungos por células hospedeiras e (iv) novas estratégias terapêuticas para prevenção e combate de infecções fúngicas.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 2004

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1D

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 45

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Lúcia Martins Teixeira

Lúcia Martins Teixeira

Lúcia MartinsProfessor Titular. Atua principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico e Caracterização de Patógenos Bacterianos; Resistência Bacteriana a Antimicrobianos; Detecção, Identificação e Caracterização Molecular de Patógenos Bacterianos; Taxonomia, Caracterização e Epidemiologia Molecular de Bactérias, com ênfase em Cocos Gram-Positivos, especialmente Streptococcus, Enterococcus e gêneros relacionados. A importância dos estudos realizados pode ser observada através de publicações em revistas de circulação internacional e de impacto significativo na área, e da participação em vários capítulos de livros, alguns dos quais constituem obras de referência mundial. Colabora com diversos pesquisadores e instituições nacionais e internacionais, sobretudo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC, EUA). Mantem continua atividade de orientação, formação e aprimoramento de recursos humanos, além da participação em comitês, bancas examinadoras e na organização de cursos e eventos nacionais e internacionais. Atuou como Vice-Chefe do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia da UFRJ por diversos mandatos. Participou como membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Microbiologia, como Secretária Geral (1989-1991) e como Vice-Presidente (1991-1993). Foi membro do Comitê de Assessoramento do CNPq (CA-MP; 2006-2009), dos comitês científicos do Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy (ICAAC) e do Microbe da American Society for Microbiology (ASM), e do GARDP/DNDi/WHO [Global Antimicrobial Research and Development (GARD) Partnership/Drugs for Neglected Diseases initiative/ World Health Organization].

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 1985

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1A

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 42

Lattes
ResearchGate

 

Luciana Barros de Arruda

Luciana Barros de Arruda

Luciana BarrosPossui graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ, com estágio de pesquisador visitante na Johns Hopkins University (2003). Atualmente é professor Associado, do depto de Virologia, Instituto de Microbiologia Paulo de Goes, da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Virologia e Imunologia/Inflamação, investigando mecanismos de interação vírus-célula e patogênese viral, com foco no endotélio vascular e reposta inata, especialmente nas infecções por vírus da dengue, zika, HIV e SARS-CoV-2.

Instituição: Departamento de Virologia - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Biofísica (UFRJ) - 2003

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 15

Lattes

 

Luciana Jesus da Costa

Luciana Jesus da Costa

Luciana Jesus Bacharel e mestre em Genética e doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Atuou como pesquisadora visitante no Centro para o Controle de Doenças Infecciosas - EUA. Realizou pós-doutorado na Universidade da Califórnia San Francisco- EUA. Desde o mestrado realiza pesquisas relacionadas aos diversos aspectos da replicação dos retrovírus. Atua em pesquisas relacionadas a: caracterização dos mecanismos de replicação viral e nos diferentes aspectos da interação patógeno-célula hospedeira dos HIV, vírus Chikungunya, e SARS-CoV-2; no estudo de novas classes de antivirais contra arboviroses, HIV, e na coinfecção HIV/TB; no redirecionamento de fármacos contra patógenos emergentes e reemergentes incluindo o vírus Chikungunya e o SARS-CoV-2; no entendimento dos mecanismos de persistência relacionados à infecção pelos vírus Chikungunya e o SARS-CoV-2.

Instituição: Departamento de Virologia - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Doenças Infecciosas e Parasitárias (UNIFESP) - 2001

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Índice H: 14

Lattes
ResearchGate
Publons

 

Lucy Seldin

Lucy Seldin

Lucy SeldinProfessora Adjunto IV de 1993-2006, Professora Titular desde 2006, Bolsista de Pesquisa CNPq desde 1987 (nível atual: 1B), Bolsista Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) desde 2003, Chefe do Departamento de Microbiologia Geral do IMPPG de abril de 2004 até setembro de 2010 e de maio de 2012 até setembro de 2014, Coordenadora de uma disciplina da Pós-Graduação do IMPPG, Professora em diversas disciplinas de graduação em Microbiologia e Imunologia, Membro do “The Earth Microbiome Project Consortium” (EMP, www.earthmicrobiome.org) e do “Brazilian Microbiome Project” (BMP - Projeto do Microbioma Brasileiro - http://brmicrobiome.org), Revisora de vários periódicos internacionais, Membro titular da Comissão de Pós‐Graduação em Biotecnologia Vegetal e de Bioprocessos da UFRJ, Editora Associada da “Brazilian Journal of Microbiology” e Coordenadora da área “Microbiologia Ambiental” da Sociedade Brasileira de Microbiologia de 2015 a 2019. Já foram formados 36 mestres e 22 doutores sob minha orientação. Com a participação de muitos deles e o apoio financeiro da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Petrobras, CNPq, FAPERJ, FINEP e CAPES, entre outros, mais de 150 trabalhos (31 nos últimos 5 anos) foram publicados em revistas internacionais indexadas.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 1987

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1B

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 46

Lattes
ResearchGate
Publons

 

Maite Vaslin de Freitas Silva

Maite Vaslin de Freitas Silva

Maite VaslinProfessora Associada IV, membro dos PPG-Micro e da PPG-PBV da UFRJ. Diretora da Sociedade Brasileira de Virologia. Mestrado e doutorado em Genética pela UFRJ em biologia molecular de plantas. Pós-doc no IB UFRJ estudando RNAi na defesa antiviral. Professor visitante IB UFRJ 199-2001 e professor permanente do IMPG desde 2002. Coordeno o Laboratório de Virologia Molecular Vegetal, cujas linhas são: o estudo da interação vírus: planta e a identificação de vírus associados a doenças do algodoeiro através do sequenciamento e caracterização de novos vírus, desenvolvimento de testes diagnóstico moleculares, transcriptoma e perfil de miRNAs durante a infecção viral. Hoje as principais linhas são a caracterização do mecanismo molecular de resistência à CBD; o uso de moléculas fúngicas como indutoras de proteção contra doenças virais; e a expressão de antígenos de SARS-CoV-2 em plantas. O grupo tem 2 patentes depositadas e 1 concedida e está estimulando o nascimento de startups baseadas nas pesquisas desenvolvidas.

Instituição: Departamento de Virologia - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Genética (UFRJ) - 1998

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Índice H: 12

Lattes
ResearchGate
Publons

 

Marcelo Torres Bozza

Marcelo Torres Bozza

Marcelo TorresPossui graduação em Medicina pela UERJ (1990) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela FIOCRUZ (1998). Foi research fellow da Harvard School of Public Health (1994-1996). É professor titular e chefe do departamento de Imunologia da UFRJ. Ajudou na criação e coordenou o programa de pós-graduação em Imunologia e Inflamação (UFRJ) de 2012/2016. É reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre os mecanismos moleculares e celulares associados ao dano tecidual e resistência a patógenos, descobertas que poderão levar à novas terapias para doenças inflamatórias e infecciosas. Foi agraciado com a Cátedra Capes:Sorbonne Universite (2015/2016 Musee National d’Histoire Naturelle de Paris) e com a Scholar da Fulbright (2018/2019 na New York School of Medicine) para atuar como professor e pesquisador. Em 2019 se tornou membro da Academia Brasileira de Ciências. Orientou 25 dissertações de mestrado, 19 teses de doutorado e 17 trabalhos de pós-doutorado e publicou 113 artigos, citados aproximadamente 10.000 vezes.

Instituição: Departamento de Imunologia - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG BIologia Celular e Molecular (FIOCRUZ) – 1998

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros
  • Biologia da Resposta Imunitária

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1A_

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 52

Lattes

 

Marcia Giambiagi de Marval

Marcia Giambiagi de Marval

Marcia GiambiagiBióloga pelo Instituto de Biologia modalidade Genética da UFRJ (1980), mestrado em Ciências (Microbiologia), UFRJ (1986) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), UFRJ (1993) com estágio sanduíche em Columbia University, NY. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Microbiologia Médica, bolsista do CNPq nível 1C e Cientista de Nosso Estado pela FAPERJ. Apresenta experiência na área de Genética de microrganismos, atuando principalmente em genética de resistência a antimicrobianos e fatores de virulência de Staphylococcus spp isolados de humanos, animais ou ambiente dentro do conceito de saúde única ou “one-health”.

Instituição: Departamento Microbiologia Médica - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Biofísica (UFRJ) - 1993

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1C

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 21

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Marcio Lourenco Rodrigues

Marcio Lourenco Rodrigues

Marcio LourencoMarcio Rodrigues atua na área de enfrentamento das infecções causadas por fungos, estudando mecanismos de secreção em fungos patogênicos e a busca por novos antifúngicos. É farmacêutico pela UFRJ e Doutor em Microbiologia pelo PPG-Micro.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral do Instituto de Microbiologia da UFRJ (em cessão à Fiocruz) e Instituto Carlos Chagas da Fiocruz-PR

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 2000

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1B

Índice H: 52

Lattes
ResearchGate
Linkedin
Publons

 

Maria Bellio

Maria Bellio

Maria BellioO principal interesse do nosso grupo é entender os fatores que modulam a diferenciação celular de linfócitos T, incluindo a formação de células T de memória, e como este processo pode ser regulado por citocinas e por moléculas derivadas de patógenos. Os principais temas de pesquisa desenvolvidos no laboratório e em colaboração com outros grupos de pesquisa nos últimos anos são: 1)Resposta citotóxica mediada por linfócitos T; 2) Vias de sinalização dependentes de MyD88 na resposta adaptativa; 3)Receptores TLR em infecções por tripanosomatídeos; 4) Desenvolvimento de vacinas experimentais utilizando fagos fd recombinantes como vetores vacinais; 5) Maturação de linfócitos B; 6) Homeostase de células T reguladoras (Treg) e mecanismos de controle da colite experimental; 7) Resposta imunitária ao vírus Zika (ZIKV).

Instituição:Departamento de Imunologia - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Biofísica (UFRJ) - 1994

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros
  • Biologia da Resposta Imunitária

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 33

Lattes

 

Maria do Carmo de Freire Bastos

Maria do Carmo de Freire Bastos

Maria do CarmoPossui Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ (1974), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1979) e Doutorado sanduíche em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ e o Public Health Research Institute of New York (1986). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Michigan (1993 a 1995) e estágios na University of Iowa (1998) e Norwegian University of Life Sciences (2004 e 2008). Atualmente, chefia o Laboratório de Genética Molecular do IMPG, é bolsista de pesquisa 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Genética Molecular e de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: peptídeos antimicrobianos bacterianos, plasmídeos e Staphylococcus spp..

Instituição:Departamento de Imunologia - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) /Public Health Research Institute of New York - 1986

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1B

Índice H: 28

Lattes
ResearchGate
Linkedin
Publons

 

Marinella Silva Laport

Marinella Silva Laport

Marinella SilvaMarinella S. Laport se formou em Biomedicina (1996) pela UNIRIO, Mestrado (1998) em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela UFRJ e Doutorado (2003) em Ciências (Microbiologia) também pela UFRJ com período sanduíche na University of Rochester (EUA). Realizou pós-doutorado na Fiocruz (2003-2004) e na Université Libre de Bruxelles na Bélgica (2012-2014). Desde 2004, é Profa do Departamento de Microbiologia Médica do IMPG/UFRJ, onde coordena o Lab. Bacteriologia Molecular e Marinha, um dos pioneiros na pesquisa em microbiologia marinha na instituição. O foco de pesquisa do seu grupo têm sido as interações simbióticas entre as bactérias e seus hospedeiros. As principais linhas de pesquisa de seu grupo compreendem: (i) microbiologia de esponjas; (ii) diversidade microbiana em ecossistemas aquáticos impactados e não-impactados; (iii) exploração biotecnológica da diversidade metabólica de bactérias de ambientes aquáticos.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) – 2003

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 13

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Marta Helena Branquinha de Sá

Marta Helena Branquinha de Sá

Marta HelenaConcluiu a Faculdade de Farmácia (1990) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Microbiologia Geral do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) da UFRJ, coordenando o Laboratório de Estudos Avançados de Microrganismos Emergentes e Resistentes, e participa como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Microbiologia) da UFRJ. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Parasitologia e Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: efeito de inibidores proteolíticos na biologia celular e virulência de microrganismos patogênicos; e reposicionamento de compostos para o tratamento de infecções.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) – 2000

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1C

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 30

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Norma Suely de Oliveira Santos

Norma Suely de Oliveira Santos

Norma SuelyGraduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) e doutorado em Ciências (Microbiologia), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutorado no National Institutes of Health, Estados Unidos. Estágios pós-doutoral no Food and Drug Administration, Walter Reed Army Institute of Research, National Institutes of Health e Centers for Diseases Control and Prevention nos Estados Unidos. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde chefia o Laboratório de Vírus Entéricos do Departamento de Virologia.

Instituição: Departamento de Microbiologia Geral – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) – 1995

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 29

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons
ORCID

 

Pedro Paulo Xavier Elsas

Pedro Paulo Xavier Elsas

Pedro PauloPedro Paulo Xavier Elsas possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Sua formação no Exterior foi feita como Research Fellow na Harvard Medical School, Boston, EUA (1981-1984, Patologia e Medicina), no Centre d'Immunologie INSERM-CNRS de Marseille-Luminy (Marseille-França) e na Roche Research Gent (Gent, Bélgica). Passou um ano sabático (2005) como Visiting Professor of Medicine, Harvard Medical School. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Recebeu bolsa de produtividade em pesquisa pelo CNPq durante as últimas duas décadas. Foi de 2011 a 2014 Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho, (FAPERJ). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hematopoiese, citocina, eosinofilos, citocinas e alergia. Atua como referee para muitos journals internacionais e é atualmente membro do corpo editorial do Biomedical Research International e do Current Cancer Therapy Reviews. É Review Editor do Frontiers in Medicine/Frontiers in Public Health e faz parte do Frontiers.org COVID-19 task force.

Instituição: Departamento de Imunologia - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG-Microbiologia (UFRJ) - 1990

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Biologia da Resposta Imunitária

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Índice H: 21

Lattes

 

Raquel Regina Bonelli

Raquel Regina Bonelli

Raquel ReginaProfessora Associada vinculada ao Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Farmácia e mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996, 2001), e doutorado em Microbiologia Farmacêutica pela Universität Bonn, Alemanha (2006). Tem experiência em microbiologia aplicada, atuando principalmente no tema da resistência a antimicrobianos, e colaborando em projetos correlatos com ênfase tecnológica, como em bacteriocinas e nanopartículas. Atualmente conduz duas principais linhas de pesquisa: resistência a antimicrobianos em bactérias gram-negativas isoladas de alimentos ou do ambiente associado à sua produção; e resistência a antimicrobianos e filogenia em Neisseria gonorrhoeae.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: Microbiologia Farmacêutica - Universität Bonn (Alemanhã) - 2006

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 13

Lattes
ResearchGate
LinkedIn

 

Raquel Silva Peixoto

Raquel Silva Peixoto

Raquel SilvaProfessora do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, Professora Visitante na Universidade da California Davis (2017-2020), membro permanente dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Microbiologia (UFRJ) e de Biotecnologia Vegetal e bioprocessos (UFRJ), ex-Coordenadora Nacional da Área de Microbiologia Ambiental da Sociedade Brasileira de Microbiologia (2012-2016). Ganhou Menção Honrosa no Prêmio Capes de melhor tese de Doutorado de 2005. Tem índice H de 41, com mais de 90 artigos publicados em revistas internacionais indexadas, e é pioneira no desenvolvimento de probióticos para corais, trabalho que vem recebendo grande repercussão internacional. Já orientou/orienta 15 teses de doutorado, 15 teses de mestrado, supervisionou ou supervisiona 15 pos-doutorados e mais de 50 alunos de iniciação científica/monografias/especializações.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 2005

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos

Índice H: 41

Lattes
ResearchGate
Linkedin

 

Renata Campos Azevedo

Renata Campos Azevedo

  1. Renata CamposPossui graduação em Farmácia, mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atua como Professor Adjunto no Departamento da Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como Profissional Nacional no laboratório de referência da OIE, no Centro Pan-Americano de Febre Aftosa OPAS/OMS. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico, epidemiologia molecular, soroepidemiologia, produção e validação de imunoensaios.

Instituição: Departamento de Virologia - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 2008

Linha(s) de Pesquisa do PPG:

  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas

Índice H: 11

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Renata Cristina Picão

Renata Cristina Picão

Renata CristinaPossui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina, pós-graduação latu sensu em Infecção Hospitalar pela Universidade Estadual de Londrina; cursou o mestrado e o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências (Infectologia) da Universidade Federal de São Paulo. Hoje é Professora Associada do Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ. Sua pesquisa tem como foco a disseminação da Resistência aos Antimicrobianos e entre fontes ambientais e humanas. Os projetos em desenvolvimento buscam compreender a magnitude e consequências da disseminação ambiental da resistência; as estruturas relacionadas à disseminação horizontal de genes de resistência (sobretudo aqueles codificadores de carbapenemases); e seu impacto no fitness bacteriano.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Infectologia (UNIFESP) - 2009

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos;
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência;
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas.

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 1D

Pesquisador FAPERJ: CNE

Índice H: 25

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Renata de Meirelles Santos Pereira

Renata de Meirelles Santos Pereira

Renata de MeirellesPossui experiência nas áreas de Biologia Celular, Biologia Molecular e Imunologia. Durante o seu Mestrado e Doutorado (IBCCF/UFRJ), focou seus estudos em vias de transdução de sinais e regulação da expressão gênica em processos infecciosos. Possuiu uma Bolsa PNPD de Pós-Doutoramento pela UFRJ (2010), uma Bolsa Pew de Pós-Doutoramento no La Jolla Institute for Allergy and Immunology (LJI, CA, USA) e uma Bolsa Atração de Jovens Talentos (BJT) do Projeto Ciências Sem Fronteiras na UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Imunologia do IMPG (UFRJ), onde se dedica ao estudo da sinalização celular e do controle transcricional e epigenético na modulação da função de linfócitos T e macrófagos durantes infecções e câncer. É Bolsista de Produtividade 2 do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Biofísica (UFRJ) - 2009

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros
  • Biologia da Resposta Imunitária

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Pesquisador FAPERJ: JCNE

Índice H: 15

Lattes
ResearchGate
Linkedin
Publons

 

Rosana Barreto Rocha Ferreira

Rosana Barreto Rocha Ferreira

Rosana BarretoFiz graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Doutorado em Microbiologia pela University of Iowa (Estados Unidos - 2007) e Pós-doutorado pela University of British Columbia (Canadá - 2012). Atualmente sou Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Departamento de Microbiologia Médica do Instituto de Microbiologia Paulo de Goés. Tenho experiência na área de Bacteriologia, com ênfase em Microbiologia Médica, e meus projetos de pesquisa envolvem os seguintes temas: microbiota de pele e intestinal humana, descoberta de novos agentes antimicrobianos e antivirulência, patogênese e resistência bacteriana, interações entre microrganismos em biofilmes.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: The University of Iowa (EUA) - 2007

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos e seus Produtos
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas

Índice H: 20

Lattes
ResearchGate
LinkedIn
Publons

 

Tatiana de Castro Abreu Pinto

Tatiana de Castro Abreu Pinto

Tatiana de CastroTem experiência na área de Microbiologia Médica, sobretudo em métodos para a caracterização molecular de cocos gram-positivos utilizando técnicas fenótipicas, genotípicas e abordagens ômicas. Reconhecida com o prêmio “Emerging Leaders in Infectious Diseases” pela International Society for Infectious Diseases (ISID), foi também “Young Ambassador of Science to Brazil” pela American Society for Microbiology (ASM) no período de 2017 a 2019. É membro do comitê científico do congresso ASM Microbe (2020-2023) e do International Symposium on Streptococcus agalactiae Diseases (ISSAD). É editora assistente da revista International Journal of Infectious Diseases (IJID). Também coordena iniciativas de Popularização e Divulgação Científica, como o projeto de extensão ASM/UFRJ International Student Chapter e o projeto DivulgaMicro. Atua principalmente nos seguintes temas: Resistência a antimicrobianos, Virulência e Diversidade Molecular de Bactérias, Diagnóstico e Controle de Infecções Bacterianas Materno infantis, Vacinas bacterianas, Comunicação e Divulgação Científica.

Instituição: Departamento de Microbiologia Médica – Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Microbiologia (UFRJ) - 2009

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Patogênese, Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas
  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos
  • Antimicrobianos: Mecanismos de Ação e Aspectos Epidemiológicos e Moleculares da Resistência

Pesquisador CNPq: Bolsista nível 2

Pesquisador FAPERJ: JCNE

Índice H: 14

Lattes
ResearchGate
Publons

 

Tatiana Domitrovic

Tatiana Domitrovic

Tatiana DomitrovicEu aplico conhecimentos de biologia celular, molecular e estrutura de proteínas para estudar os vários aspectos relacionados à bioquímica da partícula viral, a estrutura mais emblemática dos vírus. No laboratório, exploramos a diversidade de formas e funções das partículas dos vírus, estudamos os mecanismos envolvidos na montagem de partículas virais e como transforma-las em nanocarreadores de moléculas terapêuticas com aplicação biotecnológica. Também queremos entender como os mecanismos de controle da tradução de proteínas que interfere na produção de proteínas virais e montagem das partículas dentro das células hospedeiras.

Instituição: Departamento de Virologia - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - UFRJ

Doutorado: PPG Química Biológica (UFRJ) – 2008

Linha(s) de Pesquisa do PPG: 

  • Biologia Celular, Bioquímica e Genética de Microrganismos
  • Diversidade, Taxonomia e Ecologia de Microrganismos
  • Interações Microrganismos/Vírus-Hospedeiros

Pesquisador FAPERJ: JCNE

Índice H: 13

Lattes
Publons

COVID-19: publicações do PPG-Micro

Informes da Pós-Graduação

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo