Logo do Site

03 09 Microbiologia bannersite

Pós-graduação stricto sensu

Por André Santos (coordenador) & Renata Picão (vice-coordenadora)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências (Microbiologia) – PPG-MICRO – do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) titula Mestres e Doutores nas mais diversas áreas da Microbiologia (Bacteriologia, Micologia, Parasitologia), Virologia e Imunologia, sendo um dos cursos de excelência da área de Ciências Biológicas III na CAPES (classificado com nota 7 no último ciclo avaliativo). O PPG-MICRO foi criado em 1965, sendo o primeiro curso de Pós-Graduação no país contemplando essas áreas do conhecimento (vide a aba “Histórico e Contextualização” para maiores detalhes sobre a história de nosso Programa). Desde sua criação, o PPG-MICRO tem sido referência nacional pela excelência de seu corpo docente, que é formado por pesquisadores com liderança científica reconhecida pelos seus pares, tanto em nível nacional como internacional, o que contribui para fazer deste Instituto um dos mais importantes centros de investigação da América Latina nas áreas de Microbiologia e Imunologia.

A meta primordial de nosso curso de Pós-Graduação é a formação de recursos humanos altamente qualificados, em nível de Mestrado e Doutorado, com raciocínio crítico, independente e inovativo nas mais diversas áreas de Microbiologia, Virologia e Imunologia, visando estimular o avanço científico, tanto na pesquisa básica como na aplicada, dirigido às necessidades nacionais e mundiais. No momento, o PPG-MICRO apresenta um quadro de 47 docentes (36 bolsistas do CNPq = 77% e 32 bolsistas da FAPERJ = 68%), credenciados para orientar alunos ao longo do próximo quadriênio CAPES (2021 a 2024). O atual corpo docente do PPG-MICRO é formado por um combinado de jovens pesquisadores (menos de 10 anos de doutoramento), professores consolidados (entre 11 e 20 anos de titulação) e professores seniores (com mais de 20 anos de titulação). Essa mistura de gerações é a fórmula para a saúde, sucesso e perpetuação do PPG-MICRO, permitindo ousar, arriscar e, óbvio, absorver novos jovens pesquisadores. A diversidade, a pluralidade e a diferença no grau de maturação de seu corpo docente fazem do PPG-MICRO um salutar berço à formação de recursos humanos de excelência, em nível de Mestrado e Doutorado, pois mistura em um mesmo ambiente a efervescência da jovialidade dos novos pesquisadores e a maturidade de seus pesquisadores seniores. Todos os professores credenciados são líderes ou estão em posição de destaque em suas áreas de atuação, com projetos aprovados por diferentes agências de fomento e contam com uma ampla rede de colaborações nacionais e internacionais, que permite o intercâmbio constante de conhecimento científico.

O PPG-MICRO oferece bolsas de Mestrado e Doutorado concedidas pelos seguintes órgãos de fomento: CNPq, CAPES e FAPERJ. Bolsas de estudo associadas a projetos com empresas nacionais e internacionais também são ofertadas a nossos discentes. O curso contempla estudantes de doutorado com bolsas que permitem realizar estágios em centros de pesquisa avançados no exterior, através do programa PrInt-CAPES e de outros tipos de fomentos via CNPq e FAPERJ. Nossos alunos apresentam elevado desempenho acadêmico e, quando formados, são profissionais de qualidade reconhecida, com significativa inserção/absorção em Instituições de ensino, pesquisa e inovação bem como empresas/indústrias, públicas e privadas, nacionais e internacionais, disseminando e perpetuando a excelência do IMPG/PPG-MICRO/UFRJ.

Para aqueles que desejarem se candidatar aos cursos de Mestrado e Doutorado, informamos que há, regularmente, duas entradas por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre, sendo o período de inscrição, a documentação necessária e os critérios de seleção divulgados por meio de Editais disponíveis neste Portal. Adicionais informações podem ser requisitadas via e-mail (posgrad@micro.ufrj.br), sintam-se à vontade a nos procurar; será um prazer ajudá-lo.

COVID-19: publicações do PPG-Micro

Informes da Pós-Graduação

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo