Logo do Site

16 12 Noticia MicroResistenciaCovid19Contribua para o Tópico Especial em “Resistência a antimicrobianos em infecções bacterianas e fúngicas maternas e pediátricas: COVID-19 está mudando o cenário?” da revista “Frontiers in Microbiology”

Globalmente, muitas crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas ou puérperas ainda morrem todos os dias de causas evitáveis. A maioria das mortes ocorre em países de baixa renda, refletindo profundas desigualdades socioeconômicas. Uma causa significativa de mortes está relacionada a doenças infecciosas, muitas das quais podem ser tratadas com agentes antimicrobianos ou prevenidas com vacinas. No entanto, microrganismos resistentes a antimicrobianos estão surgindo em todas as partes do mundo e representam uma grande ameaça à saúde pública global. Embora a resistência se desenvolva naturalmente, o uso excessivo e irracional de antibióticos acelera seu surgimento, especialmente, mas não exclusivamente, entre os patógenos humanos. A pandemia de COVID-19 intensificou o uso de medicamentos - incluindo antibióticos - sem nenhuma evidência de eficácia no tratamento da infecção por SARS-CoV-2. Além disso, a infecção por SARS-CoV-2 durante a gravidez ou puerpério apresenta desafios adicionais.

No intuito de reunir uma coleção de artigos neste tema, o Professor Felipe Neves, da Universidade Federal Fluminense, a Professora Tatiana Pinto, membro do nosso programa, e o Professor Tomislav Mestrovic, da University North Croatia, convidam a todos para submeter trabalhos para o tópico especial “Drug resistance in maternal and paediatric bacterial and fungal infections: is COVID-19 changing the landscape?” da revista “Frontiers in Microbiology”. Neste tópico especial, serão consideradas contribuições que cubram a epidemiologia e as características clínicas das infecções bacterianas e fúngicas maternas e infantis associadas à resistência aos antimicrobianos, afetando mulheres grávidas ou no pós-parto, recém-nascidos, bebês ou crianças no contexto da pandemia de COVID-19. O objetivo é apresentar estudos que adicionem novos conhecimentos à compreensão da epidemiologia, características clínicas, interações patógeno-hospedeiro e desenvolvimento de vacinas contra patógenos bacterianos e fúngicos maternos e/ou infantis associados à resistência antimicrobiana antes e após o surgimento da pandemia de COVID-19.

As submissões serão aceitas até 31 de março de 2022. Clique AQUI para mais informações.

29 11 MICRO Biossegurança NoticiaA Coordenação de Biossegurança elaborou um plano para o retorno gradual das atividades, com as medidas de prevenção e minimização dos riscos de contaminação.

Clique AQUI e confira o Plano de Biossegurança.

25 11 Microbiologia Auxilio NoticiaCom o objetivo de custear parcialmente o deslocamento dos estudantes, a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis da UFRJ (PR-7) criou auxílio-transporte emergencial. O valor do auxílio será de R$300,00, com duração de quatro meses. Serão 5 mil os beneficiados e terão direito os universitários com a menor renda. O resultado do benefício será divulgado no dia 06 de dezembro

Clique AQUI para mais informações.

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo