Logo do Site

Programa de Pós-Graduação em Ciências (MICROBIOLOGIA) e Programa de Pós-Graduação em Ciências (IMUNOLOGIA)

Pós-graduação stricto sensu

Por Agnes Marie Sá Figueiredo

O Programa de Pós-graduação em Ciências (Microbiologia) do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, titula Mestres e Doutores nas áreas de Microbiologia e Imunologia. Classificado como nível 7 pela CAPES, este Programa foi criado em 1965, sendo o primeiro curso de Pós-Graduação no País nessas áreas. Desde sua criação, tem sido referência nacional pela excelência de seu corpo docentes, formado por pesquisadores reconhecidos pelos seus pares, tanto em nível nacional como internacional; resultando em elevado desempenho acadêmico de nossos alunos, os quais, devido à intensa característica de internacionalização de nosso Programa, possuem oportunidades de, durante suas atividades de Doutorado, realizar estágios em centros de pesquisa avançados no exterior, através do nosso programa PSDE-CAPES e de outros tipos de fomentos. Por todos esses atributos, nosso grupo de pesquisadores possui liderança científica reconhecida, sendo este Instituto tido como um dos mais importantes centros de investigação da América do Sul nas áreas de Microbiologia e Imunologia.

Nossa meta primordial é a formação de recursos humanos altamente qualificados, em nível de Mestrado e Doutorado, com raciocínio crítico, independente e inovativo nas áreas de Microbiologia e Imunologia, visando estimular o avanço científico, tanto na pesquisa básica como na aplicada, dirigido às necessidades nacionais e mundiais. No momento, o Programa apresenta um quadro de 48 docentes credenciados, sendo 45 permanentes e 3 colaboradores. O curso oferece bolsas concedidas pelos órgãos de fomento CNPq, CAPES e FAPERJ, de Mestrado e de Doutorado, incluindo bolsa sandwich para realizar parte da tese de Doutorado no exterior.

Para os alunos que desejarem se candidatar aos cursos de Mestrado e Doutorado, informamos que há, geralmente, duas entradas por ano, março e agosto, sendo que o período de inscrição, documentação necessária e critérios de seleção são divulgados por meio de Editais disponíveis neste Portal.

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2
Topo