Logo do Site

Programa de Pós-Graduação em Ciências (MICROBIOLOGIA) e Programa de Pós-Graduação em Ciências (IMUNOLOGIA)

Pós-graduação stricto sensu

Por  Beatriz Meurer Moreira

O curso de Pós-graduação em Microbiologia e Imunologia do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente classificado como nível 6 na CAPES, foi criado em 1965, sendo oprimeiro curso de Pós-Graduação do País na área. Desde a sua criação, a nossa Pós-Graduação é referência nacional pelo seu excelente desempenho acadêmico, exercendo também liderança científica como um dos mais importantes centros de Microbiologia da América do Sul.

O objetivo principal da nossa Pós-graduação é a formação de recursos humanos altamente qualificados, no nível de Mestrado e Doutorado, com raciocínio crítico e independente na área de Microbiologia e Imunologia, visando estimular o avanço científico, básico e aplicado dirigido às necessidades nacionais. No momento, apresenta um quadro de 55 professores credenciados, sendo 50 permanentes e 5 colaboradores. O curso oferece bolsas concedidas pelos órgãos de fomento CNPq, CAPES e FAPERJ, de mestrado e de doutorado, incluindo bolsa sandwich para realizar parte da tese de Doutorado no exterior.

Para os alunos que desejarem se candidatar aos cursos de Mestrado e Doutorado, informamos que há duas entradas por ano, março e agosto, sendo que o período de inscrição, documentação necessária e critérios de seleção são divulgados por meio de Editais disponíveis no Portal.

Informe da Pós-Graduação

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2
Topo