Logo do Site

O PROFNIT é um curso de Mestrado Profissional, promovido pelo Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), oferecido nacionalmente, compreendendo todas as regiões do Brasil, para brasileiros e estrangeiros anualmente. 

O programa é voltado ao aprimoramento da formação profissional dos interessados em atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos ambientes promotores de inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental e organizações sociais. Inspirado na experiência bem sucedida do PROFMAT (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), o PROFNIT visa atender à necessidade das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) de capacitarem seus gestores para a difícil tarefa de conduzir as questões relacionadas aos NITs.

As universidades participantes, caracterizadas como pontos focais, são responsáveis por toda a parte acadêmica do curso, aprovado com nota 4 em 2015 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua 159ª reunião, realizada nos dias 18 e 19 de junho de 2015. Os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem pró-labore, sendo uma contribuição social da FORTEC, e co-financiado pelo governo brasileiro e outras organizações. Contando com 12 instituições de ensino como polos e 136 docentes, a grade curricular do programa conta com cinco disciplinas obrigatórias e treze optativas/eletivas.

Como membro do FORTEC desde a sua fundação, a UFRJ é uma das instituições que foram consultadas sobre o interesse em integrar o PROFNIT, sinalizando de maneira positiva. Posteriormente, foi proposto que coubesse à UFRJ assumir o papel de polo do PROFNIT no estado do Rio de Janeiro, atuando em conjunto com as demais instituições de ensino e pesquisa do estado, a exemplo de UEZO, UFRRJ, CEFET e INPI.

Em função da necessidade do PROFNIT estar sediado em uma unidade acadêmica, o Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPPG) concordou em alocar este mestrado profissional em sua pós-graduação. Grande parte desta articulação envolvendo a UFRJ e outras instituições foi fruto do esforço da professora Flávia Lima do Carmo, coordenadora adjunta da Agência UFRJ de Inovação. Segundo ela: “Por ser um mestrado profissionalizante de âmbito nacional, é inestimável a contribuição do PROFNIT nesta área estratégica e de extrema importância para o desenvolvimento do pais. O aumento de profissionais capacitados para trabalhar com propriedade intelectual e transferência de tecnologia irá contribuir de forma efetiva para acelerar o processo de inovação”.

O PROFNIT é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide do Diretório do FORTEC, tem um Ponto Focal Sede (UFAL), e é executado pelas Comissões Acadêmicas Institucionais (CAIs) dos Pontos Focais.

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2
Topo