Logo do Site

Educar, incentivar, crescer e inovar.

Por Alane Beatriz Vermelho

O Instituto de Microbiologia Paulo de Góes tem como característica a qualidade em suas atividades de ensino de graduação/pós-graduação, pesquisa, inovação e extensão. A pesquisa científica do Instituto abrange diversas áreas da Microbiologia e Imunologia, incluindo a Microbiologia Geral, Microbiologia Ambiental, Microbiologia do Petróleo, Microbiologia Industrial, Biotecnologia, Microbiologia Médica, Microbiologia Molecular, Virologia, Imunologia Básica e Imunologia Aplicada. Os resultados das pesquisas realizadas no Instituto são publicados na forma de artigos científicos nas melhores revistas nacionais e internacionais.

É nosso objetivo promover a educação baseada na excelência. Gerando recursos humanos altamente qualificados para o amplo mercado de trabalho existente hoje para a Microbiologia, considerando sua interface com diversos segmentos industriais e institutos de ensino e pesquisa. São formados no Instituto de Microbiologia, profissionais de elevado padrão técnico-científico e intelectual, de pensamento científico alinhado com as necessidades do país na área da Ciência.

O Instituto estimula o desenvolvimento dos projetos de extensão voltados para a divulgação científica e popularização da ciência, pois permitem que a Microbiologia fique acessível a todos os segmentos da sociedade. Vários pesquisadores trabalham com este objetivo e hoje temos projetos de reconhecido mérito, para o público leigo, crianças e jovens do ensino médio. Também apoiamos projetos que prestem serviços à sociedade, cursos profissionalizantes e cursos com os temas da pesquisa do Instituto.

O Instituto de Microbiologia tem como meta estimular parcerias com empresas dos setores público e privado, de modo que juntos possamos pesquisar soluções para o desenvolvimento científico e social do país através da pesquisa de base tecnológica inovadora. Neste contexto, o Instituto tem depositado patentes nacionais e internacionais em parcerias com o setor produtivo, que levaram à produção de novos produtos e processos com base microbiológica. Além das empresas, temos parcerias estabelecidas com a Redetec e o Sebrae.

Estamos de portas abertas para novos contatos e colaborações mediante convênios, parcerias e consultorias, conforme legislação vigente e Estatuto desta Universidade.

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo