Logo do Site

Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia

Em atendimento à demanda nacional, o IMPG prontamente implantou, em 1994, o primeiro Curso de Graduação em Microbiologia e Imunologia do Brasil, com duração de 4 anos (8 períodos) e que foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação com grau A (Portaria 57 de 13/01/2000, publicada no Diário Oficial da União em 14/01/2000). Em 2005, procurando fornecer maiores oportunidades aos nossos alunos dentro do mercado de trabalho o Instituto optou por modificar o nome do seu curso de graduação para Bacharelado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia. Em dezembro de 2007, o bacharelado recebeu conceito máximo do MEC, sendo avaliado com grau 5 (cinco). Em 2013, o curso foi pela primeira vez reformulado, visando atender novos conhecimentos em função do dinamismo das Ciências Biológicas. Atualmente é constituído de 30 disciplinas obrigatórias, 6 Requisitos Curriculares Suplementares de Estágios Supervisionados obrigatórios (incluindo Projeto de TCC e TCC), 320 h de atividades acadêmicas optativas do grupo Extensão, 50 h de atividades acadêmicas optativas do grupo Atividades Complementares, 120 h de disciplinas optativas de escolha condicionada e 60 h de disciplinas optativas de livre escolha distribuídas ao longo de 8 períodos letivos (4 anos) que ocorrem em período integral (manhã e tarde), com uma carga horária total de 3540 horas correspondendo a 141 créditos.

O currículo está organizado de forma a integrar as ciências básicas e as ciências específicas da profissão, despertando no aluno, desde o primeiro período, o interesse pelo aprendizado com desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico e do pensamento científico, colocando-o em contato com ferramentas da pesquisa bibliográfica e da informação científica. Para conduzir o aluno ao desenvolvimento destas atividades o curso apresenta um diferencial de 1760 h que são direcionadas a atividades práticas de laboratório incluindo aulas práticas, estágios e desenvolvimento de uma monografia como TCC.

A grade curricular atende as disciplinas básicas de um curso de graduação em Ciências Biológicas; aborda a relação microrganismo-hospedeiro; discute saúde/doença, quando são estudados os diferentes agentes etiológicos (vírus, bactérias, fungos e protozoários) de infecções nos seres vivos bem como seu diagnóstico laboratorial; estuda a Imunologia e a Imunopatologia envolvidas nesses processos; enfoca o estudo da Microbiologia Ambiental, abrangendo ecologia, biodiversidade e poluição; aborda a Microbiologia Industrial e, nos dois últimos períodos, o aluno se dedica aos trabalhos experimentais para a Monografia que é apresentada no último período como Trabalho de Conclusão de Curso.

Esse curso, um atestado de pioneirismo à Instituição, tem formado não apenas profissionais de alta qualificação em áreas de interesse estratégico, como Microbiologia Ambiental, Controle de Qualidade e muitas outras, mas também vem preparando os alunos para o ingresso imediato nos cursos de Pós-Graduação, adiantando a efetiva colaboração desses jovens no cenário da ciência no País. Nosso curso tem como objetivos graduar profissionais de Ciências Biológicas com uma formação sólida na área de Microbiologia e Imunologia de modo que possam atuar em laboratórios, sejam estes industriais, clínicos ou de pesquisa científica. Além disso, esses profissionais estarão capacitados a atuar como consultores em qualquer especialidade da Microbiologia e Imunologia, como por exemplo, no controle das infecções hospitalares, riscos biológicos envolvendo microrganismos, dentre outras. Estes profissionais estarão habilitados a atuar na área de controle de qualidade microbiológica, seja de cosméticos, medicamentos, alimentos, desinfetantes, esterilizantes, etc, operando no controle da produção industrial ou do produto final. Por outro lado, os mesmos estarão aptos a acompanhar processos industriais envolvendo produtos biológicos e microrganismos, como processos fermentativos, biotecnológicos, produção de vacinas, etc.

Coordenação

Coordenadora de Graduação: Rosana Barreto Rocha Ferreira
E-mail:rferreira@micro.ufrj.br

Secretários: Grasiela Coelho Ferraz e Anderson Luis Ohland
E-mail: grasielaferraz@micro.ufrj.br, anderson.ohl@micro.ufrj.br
Tel: 3938-6735

Informe da Graduação

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo