Logo do Site

MICRO NOTICIA PROFSUB

Clique aqui para conferir a lista dos candidatos inscritos para o Processo Seletivo (Professo Substituto).

ATENÇÃO
Prova escrita dia 27/06/2017 às 9h.
Prédio do CCS - Bloco D Sala D-027
Havendo duvidas, contate 3938-6748 - Sheila

 

635924462302085841566192236 scienceO Professor Marco Antônio Lemos Miguel foi entrevistado pela revista MICRO EM FOCO editada pela Sociedade Brasileira de Microbiologia. O tema da entrevista foi sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação de produtos à base de proteína animal.

Prof. Marco Antônio Lemos Miguel é docente do Instituto de Microbiologia da UFRJ e coordenador do Laboratório de Microbiologia de Alimentosa

Clique aqui e confira a entrevista

004

Por Luana Fafiães¹ e Thamiris Corrêa¹

Curso SENAI engenharia química / Iniciação Científica Lab-BIOINOVAR, Instituo de Microbiologia

No dia 26 de janeiro de 2017, o Laboratório Bioinovar, do instituto de Microbiologia da UFRJ, visitou com alunos do instituto e do SENAI (curso de engenharia química), o sítio onde se cultiva cogumelos LUDOLF, em Duas Barras. Este município se localiza na Região Serrana do Estado do Rio, perto de Friburgo. 
Com uma paisagem exuberante, cercada por vales e cachoeiras e dentre seus mais de 11 mil habitantes encontra-se uma produção de um dos cogumelos mais consumidos no país, o Paris ou Champignon, como também é conhecido.
Este cultivo, caracterizado pela qualidade da produção artesanal, atravessou gerações, ao ser passada de pai para filho, sendo um negócio familiar que envolve também moradores locais que trabalham no cultivo. Este comprometimento social transforma a produção dos cogumelos e os trabalhadores envolvidos em uma grande família. Além de observarmos todas as etapas do processo, o proprietário Marcelo e sua esposa Ludmila nos deram uma aula de História contando que sua propriedade no passado foi um grande cafezal, depois passou pela avicultura e nos dias atuais abriga o cultivo de Cogumelos.
A Ludolf utiliza o capim que cresce no próprio terreno para a etapa de compostagem. Nesta compostagem os microrganismos representam um papel essencial, sendo uma parte da compostagem realizada em condições aeróbicas e outra em anaerobiose. Como resultado, tem-se um composto orgânico rico em nutrientes e sem a necessidade do uso de defensivos agrícolas. O CO2 gerado na compostagem é utilizado no cultivo da gramínea, mostrando que a microempresa Ludolf respeita em cada etapa da produção o ambiente.
Os cogumelos Ludolf estão sendo produzidos tanto em conserva quanto in natura. Embora o país esteja passando por um momento delicado financeiramente, isso não representa impedimento para ampliação da produção e transporte até o mercado consumidor, localizado nos arredores da região e em outros municípios do Rio de Janeiro, abastecendo consumidores locais e restaurantes do estado. O objetivo desta visita, além de conhecer a produção em todas as etapas, foi analisar o resíduo gerado que se constitui basicamente pelo talo ou caules dos cogumelos. Este resíduo ainda rico em nutrientes, será fermentado por fermentação submersa por microrganismos do lab. Bionovar para obtenção de peptídeos e os glicoesfingolipídeos serão analisados. Hoje a conceito de sustentabilidade, obrigatoriamente, é necessário passar pelo reaproveitamento de resíduos industriais para a gestão responsável dos mesmos.
No final da visita fomos agraciados com um delicioso lanche preparado pela família e o resíduo produzido 200 quilos/ mês que será utilizado em estudos para ver a viabilidade do reaproveitamento através da fermentação microbiana.

 

Confira os registros da visita:

008
Dona Ludmila com um dos trabalhadores locais

imagem 2
Dona Marisa, a Matriarca da família, o proprietário Marcelo e sua esposa Ludmila

009 2
Galpão de compostagem

010 2
Cogumelos Paris cultivados em sacos com substrato de compostagem 
011 2
Cogumelos colhidos e colocados sob refrigeração
012 2
Resíduo gerado durante a produção
  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2
Topo