Logo do Site
0606 microbiologia bannerDestaque
O I Congresso Estudantil da UFRJ ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de junho e vai discutir e votar teses, recomendações, moções, adendos e propostas de todos os tipos que podem ser apresentadas por qualquer participante. Haverá mesas de debate, grupos de trabalhos e atividades culturais. Um espaço para mostrar nossa força e nossa voz
O congresso também vai reformar o Estatuto do DCE, bem como discutir maneiras de solucionar os problemas que vivemos dentro da UFRJ e da situação da Universidade Pública em todo o país, buscando e debatendo soluções. O que os estudantes podem fazer para melhorar a UFRJ?
 
POR QUE PARTICIPAR DO CONGRESSO?
A nossa situação política nos impõe desafios dentro e fora da universidade. Queremos construir um espaço para debater e propor formas coletivas de superar nossas dificuldades diárias, que vão da infraestrutura ao currículo, da formação acadêmica à cidadania. Participe!
 
COMO PARTICIPAR DO I CONGRESSO ESTUDANTIL DA UFRJ?
Todos os estudantes de graduação terão direito à voz no I Congresso Estudantil da UFRJ! Há ainda delegados, também estudantes, com direito a voz e voto. Cada delegado possui um suplente; ambos serão eleitos por meio de votação dentro de seus cursos. Qualquer estudante pode participar!
 
Inscreva sua chapa pelo email: camiab.ufrj@gmail.com, ela deverá conter no máximo 6 componentes onde serão eleitos 3 delegados e 3 suplentes do curso.
 
Inscrição de chapas: 24 a 28 de maio
Campanha Eleitoral: 28 de maio a 4 de junho
Eleições de delegados: 5 e 6 de junho
 
Realização: 
Centro Acadêmico de Microbiologia e Imunologia Armando Borges (Gestão: Giovana Angelice, André Amorim, Ester Maia e Matheus Andrade), DCE Mário Prata 

 

09 05 micro destaque IIencontroufrj

Alunos, professores e técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro estarão reunidos nos dias 16 e 17 de maio de 2018 para o II Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade – II UFRJ ESUA. O evento vai acontecer no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do Bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária (Ilha do Fundão), à Avenida Carlos Chagas Filho, número 373, no Rio de Janeiro. A programação prevê atividades pela manhã e à noite no dia 16 e pela manhã e à tarde no dia 17. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente, pela internet, por meio do link disponível no final deste documento. O evento vai contar com os recursos de LIBRAS e audiodescrição.

Promovido semestralmente pela Reitoria por meio do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (FPAI) e realizado pela Câmara de Assuntos Acadêmicos do FPAI, a partir desta segunda edição, o UFRJ ESUA conta com o apoio da recém-criada Diretoria de Acessibilidade (DIRAC). Com o tema “Nada sobre nós sem nós: vivências, reflexões e proposições para harmonizar o ambiente acadêmico, pela abordagem das pessoas com deficiência”, o objetivo do II UFRJ ESUA é que pessoas com deficiência que hoje fazem parte do Corpo Social da UFRJ possam esclarecer aos companheiros de Universidade sobre a relevância da acessibilidade e da quebra de barreiras atitudinais e comunicacionais. Para tanto, alunos, professores e técnicos vão trazer a público as dificuldades enfrentadas no cotidiano acadêmico e as soluções que vem sendo desenvolvidas na UFRJ para a conquista de um convívio igualitário e de um ambiente, de fato, acessível e inclusivo.

A programação do II UFRJ ESUA tem início às 8h da manhã do dia 16 de maio, com o credenciamento dos participantes. Das 9h às 10h acontece a cerimônia de abertura. Das 10h às 12h, segue-se o Módulo de Sensibilização, composto pelas apresentações orais e troca de informações com o público participante. Visando oportunizar a todo Corpo Social a participação no II UFRJ ESUA, o Módulo de Sensibilização será apresentado também na noite do dia 16 de maio, das 18h às 20h, e mais uma vez na manhã do dia 17, das 10h às 12h. Todas as apresentações vão acontecer no Quinhentão onde também encerra-se o II UFRJ ESUA na tarde do dia 17, das 14h às 17h, com a realização da Plenária mensal do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva.

Para participar, os interessados podem fazer a inscrição clicando aqui

Contato: camara2fpai@gmail.com

08 05 microbiologia noticia fabianoferreira v2

Após peneira de 26 inscrições e um período de seleção de cinco dias 16 a 20 de abril), o ex-aluno Fabiano Ferreira Dutra consegue destaque dentre os seis candidatos finalistas do processo seletivo para a única vaga de professor Adjunto A do Departamento de Imunologia.

A professora Maria Bellio ressaltou a qualidade dos candidatos, como ponto enfatizado pelos membros da Comissão Julgadora do Consurso. A Coordenação da Comissão Administrativa do concurso foi executada pela servidora Cleide da Silva Xavier, cujo trabalho recebeu elogios de todos os membros da Comissão Julgadora.

Fizeram parte da Comissão Julgadora como Membros Titulares os Professores: Maria Bellio - Professor Associado – IMPPG/UFRJ; Marcello Andre Barcinski - Professor Emérito – UFRJ; Ana Maria Caetano de Faria - Professora Titular – UFMG; Claudia Ida Brodskyn – Pesquisador Titular – FIOCRUZ; João Gustavo Pessini Amarante Mendes – Professor Titular – USP.
E como Membros Suplentes: Marcela de Freitas Lopes – Professor Titular – UFRJ;
Marco Aurélio Martins – Pesquisador Titular – FIOCRUZ.

A Comissão Administrativa, coordenada pela servidora Cleide da Silva Xavier contou com a participação dos servidores: Leonardo de Araújo Leal, Auxiliar de Laboratório e Sheila Maria da Silva Carreiro, Técnico de Assuntos Educacionais.

 fabiano  comissao
Professor Fabiano Dutra (segundo à esquerda) Comissão Julgadora do Concurso
  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2
Topo