Logo do Site

09 01 Micro destaque

Dr. Marcelo Torres Bozza, professor titular do departamento de Imunologia do Instituto Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será empossado membro titular da Academia Brasileira de Ciência, na área de ciências biomédicas.

Criador do programa de pós-graduação em Imunologia e Inflamação (UFRJ), professor Marcelo esteve à frente de sua coordenação no período de 2012 a 2016. Atualmente, Dr. Bozza é Scholar da Fulbright na New York University School of Medicine (2018-2019).

A cerimônia de posse dos membros titulares está agendada para maio de 2019.

Dentre os membros afiliados da região do Estado do Rio de Janeiro encontra-se a professora adjunta do Departamento de Imunologia do IMPG, Renata Meirelles Pereira, que tomou posse em primeiro de janeiro.

09 01 notícias fotoProf01.jpg 09 01 notícias fotoProf02.jpg

14 12 Microbiologia Destaque

Por Andréa Pestana

A Rede Diáspora Brasil, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil), trabalha em parceria com núcleos/grupos de diáspora de brasileiros no exterior.

A iniciativa coordenada pela ABDI trata-se de uma rede colaborativa de profissionais brasileiros expatriados, que visa à geração de negócios e de projetos com outros profissionais e com organizações no Brasil e no exterior em áreas intensivas em conhecimento e tecnologia. Como objetivo estruturar uma rede de brasileiros que vivem no exterior, que trabalham como executivos, empreendedores, acadêmicos e profissionais das áreas de inovação e tecnologia para a geração de negócios e projetos.

Prêmio Diáspora Brasil quer reconhecer os talentos brasileiros que inspiram as futuras gerações, envolvidos em ciência, tecnologia, inovação, empreendedores, gestores e executivos, que contribuem para a construção de uma imagem positiva do Brasil no exterior.

Renata Salas Collazo recebeu das mãos do embaixador brasileiro em Washington, Sergio Mello, o prêmio da II Diáspora Brasileira de Ciências, Tecnologia e Inovação por sua contribuição e excelência em ciências.
Atualmente, Renata Collazo coordena o Laboratório da Plataforma de Imunoterapia do MD Anderson Cancer Center em Houston (TX), e trabalha junto ao Dr. Janes P. Allison, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina de 2018.

12 12 Microbiologia Destaque

No dia quatro de dezembro de 2018, o professor Luiz Eurico Nasciutti tomou posse do cargo de Decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Estiveram presentes à cerimônia decanos e diretores da universidade em apoio ao professor Eurico.

Os discursos proferidos pelos integrantes da mesa reverenciaram o trabalho realizado pela professora Maria Fernanda Quintela, no período de oito anos em que esteve à frente da decania do Centro.

Dedicado à vida acadêmica, o professor Eurico atuou como Vice-Decano da Prof.ª Maria Fernanda Quintela, no período de 2015 a 2018, o que lhe possibilitou conhecer a complexidade de sua gestão. A parceria com a gestão anterior deu à nova decania, uma ambiência de continuidade.

A Prof.ª Denise Nascimento, Vice-Reitora da UFRJ destacou como característica da gestão da Prof.ª Maria Fernanda, seu modo doce e ao mesmo tempo enérgico em lidar com o cotidiano da gestão do Centro, e desejou à nova equipe sabedoria para lidar com os desafios e sucesso.

O Prof. Roberto Leher, pontuou os desafios vencidos pelo corpo social da UFRJ e dividiu com os presentes sua visão quanto aos desafios que se apresentarão nos próximos quatro anos.

Com um discurso emocionado, Prof. Luiz Eurico agradeceu à Profa. Maria Fernanda, a oportunidade de atuação em sua gestão, à Profa. Russolina Zingali, sua Vice-Decana, com quem dividirá a responsabilidade da gestão do CCS, ao apoio da Reitoria, dos decanos e diretores presentes e principalmente à sua família, por sua compreensão e apoio diante de todos os desafios que ele se propôs a abraçar ao longo de sua vida acadêmica.

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2
Topo