Logo do Site

17 08 Micro Inclusao destaque

(Vice Presidente de Comunicação, Sommer Wedlock, Presidente e Diretora Científica, Dr. Janet Rossant e Coordendor do Departamento de Microbiologia Geral, Dr. Antônio Ferreira Pereira)

No dia 10 de agosto de 2017, a Decania do Centro de Ciências da Saúde recebeu a equipe da Fundação Gairdner que, desde 1957, trabalha numa plataforma que reúne um conjunto de ações voltadas para aumentar a conscientização pública sobre o impacto mundial das pesquisas selecionadas e contempladas pelo “The Canada Gairdner International Award”.
A fundação também desempenha um papel importante como provocadora e facilitadora da realização de encontros, colóquios e conferências, com a intenção de motivar boas discussões e reunir pessoas-chave nos diferentes setores da sociedade, político, acadêmico, científico e produtivo.
Seu papel como inspiradora das novas gerações faz com que a Gairdner intensifique suas atividades de aproximação entre as universidades do Canadá e na divulgação e acesso para estudantes canadenses do melhor da ciência desenvolvida no mundo inteiro

Dessa forma, a Gairdner acompanha trabalhos inovadores e promissores dos diferentes centros de ciência ao redor do mundo e seleciona cinco (05) melhores trabalhos para a entrega do prêmio “The Canada Gairdner International Award”, voltado para as descobertas notáveis na área de ciências médicas. Este prêmio é considerado como um percurso para a indicação e premiação ao Prêmio Nobel.
Estiveram presentes no encontro, o coordenador de Relações Internacionais do Centro e representantes das unidades do CCS, como o Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Instituto de Bioquímica Médica, Faculdade de Medicina, Instituo de Microbiologia Paulo de Góes, Instituto de Biologia e o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO).

collage gairdner

28 07 Micro ScienceAdvances destaque

Tina Motwani, Ravi K. Lokareddy, Carmen A. Dunbar, Juliana R. Cortines1, Martin F. Jarrold, Gino Cingolani and Carolyn M. Teschke

Abstract:

Most double-stranded DNA viruses package genetic material into empty precursor capsids (or procapsids) through a dodecameric portal protein complex that occupies 1 of the 12 vertices of the icosahedral lattice. Inhibiting incorporation of the portal complex prevents the formation of infectious virions, making this step an excellent target for antiviral drugs. The mechanism by which a sole portal assembly is selectively incorporated at the special vertex is unclear. We recently showed that, as part of the DNA packaging process for bacteriophage P22, the dodecameric procapsid portal changes conformation to a mature virion state. We report that preformed dodecameric rings of P22 portal protein, as opposed to portal monomers, incorporate into nascent procapsids, with preference for the procapsid portal conformation. Finally, a novel role for P22 scaffolding protein in triggering portal ring formation from portal monomers is elucidated and validated by incorporating de novo assembled portal rings into procapsids.

click here and read more

14 07 Micro Inclusao destaqueJulho apresentou à UFRJ o desafio de preparar suas unidades para receberem estudantes com deficiência, que terão suas matrículas efetivadas a partir de ações afirmativas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
“O professor precisará compreender cada aluno individualmente, não mais uma turma de 30 alunos presentes naquele dia, preparando e enviando o material com antecedência, tendo outra postura dentro da sala”.

Enfatizou o professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFRJ) e membro do Instituto de Pesquisa e Reabilitação do Sistema Neurolocomotor (ReAbilitArte).

A Universidade recepcionou os novos estudantes para as matrículas de segundo semestre e a perspectiva é que sejam realizadas 83 matrículas. Os estudantes apresentam deficiências que vão desde auditiva, visual e de locomoção a problemas cognitivos, dentre eles, o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH).

A UFRJ instaurou o Fórum Permanente de Acessibilidade, responsável pela acolhida dos estudantes e pela consolidação, a partir das necessidades do grupo, de uma política para a área. Prof. Mônica dos Santos, da Faculdade de Educação, a presidente da Coordenação Executiva do Fórum acredita que será o conjunto de palavras e posturas que garantirão as bases de uma relação saudável no futuro.
“Por saudável quero dizer uma relação em que, mesmo com recursos ainda em construção, possamos fazer com que nossos alunos se sintam parte efetiva, com voz e vez, desta grande comunidade que é a UFRJ”.

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2
Topo