Logo do Site

Angela Hampshire, do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ, em parceria de Luciana Lobo, diretora do Instituto ZENcancer, publicou, no último fim de semana, o livro “O Baú da Vovó” pela Livraria Travessa.  A história gira em torno de Gisele, uma menina de oito anos que, com a ajuda de sua avó, busca entender o que está acontecendo com o seu corpo após um diagnóstico de câncer. Assim, o livro estabelece uma abordagem lúdica sobre as questões que permeiam a doença, sem de fato citá-la. 

Por seu enredo singular e necessário para pensar a comunicação sobre o câncer, sobretudo com crianças, “O Baú da Vovó” rendeu uma matéria no jornal O DIA, que conta um pouco mais sobre a autora, o projeto e a parceria com Luciana Lobo. O livro foi gerado através de uma disciplina de extensão, intitulada “Vamos falar de câncer?” do IMPG da UFRJ em parceria com o Instituto ZENcancer. 

llll

A esquerda, Luciana Lobo, diretora do Instituto ZENcancer
e a direita, Angela Hampshire, professora do IMPG/UFRJ
e autora de "O Baú da Vovó".

Confira AQUI a matéria publicada pelo O DIA. 

 

05 09 microbiologia destaque baudavovoO que sai do Baú da Vovó, além de brincadeiras e fantasias? Essa é uma história que vai conquistar leitores de todas as idades, apesar de ser um livro voltado para o público infantil. Afinal, são presentes as lembranças da curiosidade que, na infância, despertavam gavetas, caixas e baús na casa de nossos avós.
A professora Angela Hampshire traz essa inspiração para tratar de um assunto que é tabu na sociedade. O tema principal de “O Baú da Vovó” é o diagnóstico de um câncer. No entanto, a abordagem é leve e apresenta a narrativa de uma menina de oito anos que aprende com a avó a entender o que está acontecendo com o seu corpo após o diagnóstico. A autora fez questão de que a avó fosse uma mulher negra e cientista e que a figura feminina desempenhasse o papel de protagonista.
Produto do projeto de extensão “Vamos falar de câncer?”, o livro apresenta informações científicas como o nome dos órgãos que formam o corpo humano e os diferentes tipos de tecidos que os compõem, além dos sistemas que garantem a sua manutenção, como, por exemplo, o sistema linfático. O projeto e o livro têm como objetivo principal despertar na sociedade um olhar mais atento às pessoas diagnosticadas com câncer, e não à doença. Angela Hampshire sonha com o dia em que a doença deixe de ser tabu e passe a ser encarada com mais naturalidade. A autora tem a esperança de que novas posturas possam contribuir na recuperação das pessoas diagnosticadas com câncer.
O lançamento do livro, O Baú da Vovó será no dia 14 de setembro, às 17hrs na Livraria Travessa do Shopping Leblon. Importante informar que toda a renda gerada com a venda da primeira edição do livro, será revertida para o Instituto ZENcancer.

21 08 microbiologia destaque raquelpeixoto

Pesquisa liderada pela Prof. Raquel Peixoto (IMPPG/UFRJ) tem destaque internacional. A pesquisa é realizada em parceria com o Centro de Pesquisas AquaRio/UFRJ e fala do primeiro registro de mortalidade massiva de corais no Altantico Sul, registrado pelo Dr. Gustavo Duarte (Pos doc no IMPPG/UFRJ e pesquisador associado do AquaRio) e Matheus Deoclaciano (AquaRio) em Junho e Julho de 2019.

Clique AQUI para mais infomrações.

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo