Logo do Site

Coordenação: Maulori Curié Cabral

O curso é destinado aos alunos do ensino médio e correlatos.

A programação do curso inclui:

1- Microscopia de corpos bacterianos corados pelo método de Gram e determinação do ângulo cefálico;

2- Cultivo de micróbios presentes no ar, no solo e no intestino de peixes;

3- Propagação e quantificação de bacteriófagos (vírus de bactérias);

4- Vídeo "A vida de Luis Pasteur o patrono da Microbiologia;

5- Avaliação do aprendizado através da apresentação de atividades lúdicas.

Coordenação: Prof. Marco Antônio Lemos Miguel

O curso aborda através de um conteúdo teórico intercalado com diversas atividades práticas e atividades em grupo, a importância do manipulador de alimentos no serviço de alimentação, e no processo de produção de alimentos seguros. Serão definidos o conceito de manipulador de alimentos, assim como a necessidade de capacitar assim como a  legislação relacionada ao tema. Os tipos de perigos associados à cadeia de produção, bem como as medidas preventivas que devem ser tomadas. Serão mostradas através de atividades práticas e conteúdo teórico compatível com o público. Também serão apresentadas as ferramentas da Qualidade relacionadas à produção de alimentos, como as Boas Práticas de Fabricação. 

  • Coordenação: Iranaia Assunção Miranda

Diferentes iniciativas de apresentação do universo científico e seu retorno para a sociedade são consideradas essenciais na formação dos alunos de ensino médio. Neste cenário a universidade possui um papel fundamental na difusão dos saberes gerados dentro de sua estrutura para a comunidade não científica. A 'Semana de Microbiologia' é um evento científico que ocorre anualmente no Instituto de Microbiologia Paulo de Goes (IMPPG) da UFRJ que valoriza a integração acadêmica com a comunidade.

Desta forma, oferece diversas atividades de extensão, dentre elas, o curso 'Noções de Microbiologia e Imunologia para Alunos do Ensino Médio' apresentado nesta proposta. Neste curso, alunos do ensino médio entrarão em contato com o universo da microbiologia através de atividades interativas apresentadas pelos alunos do Bacharelado em Microbiologia do IMPPG. Dentre as atividades é possível destacar:

Observação de microrganismos, resultados de atividades de pesquisa e conhecer aplicações

biotecnológicas no campo da microbiologia. Tudo isso, com objetivo de fornecer ao aluno de ensino médio uma aproximação com o universo microbiológico, fornecendo uma noção da sua diversidade, função e aplicação tecnológica. Além disso, despertar nos alunos o interesse para a área científica.

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2
Topo