Logo do Site

07 08 Microbiologia Noticica2Um estudo de 2013 que pesquisava sobre a presença de Staphylococcus aureus e enterobactérias em teclados de computadores revelou que em 66,7% dos teclados de uso pessoal e 78,2% dos teclados de uso coletivo havia contaminação com as bactérias investigadas. Os teclados de uso coletivo apresentaram uma maior contaminação por S. aureus, mas não houve diferença entre a contaminação por bactérias de origem entérica entre os teclados coletivos e pessoais. Estudos como este demonstram a importância de higienizar teclados, mouses, controles de games e outros dispositivos eletrônicos que manuseamos. Confira as dicas de como limpar seus dispositivos no Instagram do projeto Pequenas Formas Vivas.

Clique AQUI para conferir a página do projeto. 

07 08 Microbiologia Noticica1Atualmente muito tem se falado a respeito da “imunidade de rebanho”. A imunidade de rebanho é alcançada quando uma boa parte da população desenvolve imunidade contra uma certa doença, fazendo com que a doença pare de circular e as pessoas que não desenvolveram a imunidade fiquem protegidas. Um exemplo clássico de imunidade de rebanho é a vacinação contra sarampo: quando 95% de uma população é imunizada, a doença desaparece e quem não pode tomar a vacina fica protegido.

Visite a página do projeto AQUI e saiba mais.

pequenas formasCoordenadora: Maria do Socorro Rosa Rodrigues de Carvalho

O projeto "Pequenas Formas Vivas" objetiva potencializar o processo ativo de ensino-aprendizagem e ampliar o interesse de alunos e da população, de um modo geral, pela Microbiologia por meio de uma abordagem centrada no “aprender a aprender”. Nosso tema de abordagem são “as pequenas formas vivas”, seres vivos tão pequenos, que só podem ser vistos por meio de um equipamento com potentes lentes de aumento, chamado microscópio. Quem são eles? Onde se encontram? Como controlá-los? As ideais e conceitos serão abordados de forma simples e divertidos, usando uma linguagem popular. O objetivo deste projeto é a divulgação do conhecimento científico, especificamente o da Microbiologia. O projeto é a concepção de um novo método de Divulgação Científica, que se baseia no uso de PLATAFORMAS DIGITAIS para o ensino da Microbiologia. Esse modelo de ensino faz com que as pessoas se tornem protagonistas de seu próprio aprendizado. O tema central das postagens será focado em microrganismos de interesse em saúde pública de grande apelo à população. A escolha de PLATAFORMAS DIGITAIS justifica-se pela facilidade de acesso, baixo custo, além de fatores que estimulam discussões construtivas.

Mídias:

Instagram

  • sbctacnpqfaperjcapespetrobrassbm
  • rede de tecnologiafinep 2agencia de inovacaosebraeembrapanpi
  • projeto coralperiodicosCurta Logo Print 2cienciacommicrobios
Topo